segunda-feira, 12 de maio de 2014

O verde está na moda

 De há uns tempos para cá só se ouve falar em sumos verdes. Há artigos que saem quase semanalmente e que mostram quais os benefícios e aspectos menos bons da bebida da moda: os sumos verdes ou detox. Apercebi-me que esse "boom de vontade de ficar saudável" se deu no início deste ano. Eu confesso que só ganhei coragem para experimentar há duas semanas. Achava a combinação "fruta+legumes" um tanto ou quanto estranha e beber algo que tivesse espinafres era de todo impensável. Eu olhava para as fotos que algumas pessoas (vá..agora também estou inserida nesse grupo) colocavam do interior das suas máquinas de sumos e achava aquela visão perturbante. Ver folhas verdes, com fruta aos pedaços e sementes e sementinhas das quais nunca tinha ouvido falar causava-me inquietação. E a cor no final? Ok, adiante.
  Eu não sou de me ficar e por isso decidi experimentar. Liguei a bimby e comecei a despejar o que tinha na fruteira lá para dentro. Abri o frigorífico e vi um saco de espinafres frescos e lindos. Achei que um pepino dava algum sabor àquela "coisa verde". Depois tratei de arranjar a fruta: maçã, uvas e laranja. Então e não é que eu tinha sementes em casa? Já nem me lembrava que me tinham recomendado sementes de chia nos iogurtes. Liguei a bimby na velocidade 9, 3 minutos e esperei para se dar o milagre do sumo-que-tem-espinafres-e-pepino-mas-não-sabe-a-vegetais. Abri a tampa quase a medo..cheirei (perdoem-me mas não consigo comer ou beber alguma coisa sem cheirar primeiro) e tinha um aroma delicioso. Respirei fundo, ganhei coragem e provei. Primeiro pensamento: Que raio, tu queres ver que eu gosto de sumos verdes? Sim, aparentemente gostava. Como achava que estava a ficar com a pipoca colada ao fundo do tacho pedi à minha Mãe que provasse. Bebeu mais de metade do sumo, de seguida.
 E pronto, estávamos oficialmente viciadas em sumos verdes. Ainda assim, há determinados aspectos que devemos ter em conta e eu já aprendi, apesar de ser novata.

 - Atenção, nada de exageros! Não sejam os maluquinhos das dietas e não comecem a substituir refeições por sumos verdes. O nosso organismo precisa de ingerir tudo: carne, peixe, vegetais, fruta, cereais.

 - O ideal é ingerir o sumo de manhã em jejum mas podem ingerir em qualquer altura do dia. Quem quiser "coser a boca" e não comer tanto às refeições pode beber cerca de 30 minutos antes das refeições.

 - O sumo verde que a vizinha bebe e se dá super bem pode não ser o ideal para si. Os organismos são diferentes e as reacções a frutas e legumes também. Vai ter que fazer várias experiências até encontrar o sumo perfeito para si.

 - Tenha em atenção às quantidades que utiliza: 2 vegetais, 2 frutas, 2 tipos de sementes e líquido (água, água de côco, chá verde) é o suficiente.

 - Existem frutas que contêm muita frutose e quando consumidas em excesso são prejudiciais. Essas frutas são: maçã, cereja, figos, papaia. Quanto menos utilizar nos seus sumos melhor.

 - O ideal é fazer o sumo e beber logo de seguida. Os nutrientes ainda estão presentes e com o passar do tempo vai perdendo propriedades.

 - Recomendo o consumo de sumos verdes pois aumentam a imunidade e ajudam a eliminar as toxinas do nosso corpo. Resumindo, com um copo de sumo verde ingerimos de uma só vez muitos dos nutrientes e vitaminas que precisamos diariamente.

 - O consumo deste tipo de sumos não invalida que continuem a comer legumes cozidos, sopas e fruta a seguir às refeições.

 - Os milagres não acontecem do dia para a noite. Se quiserem ver resultados na cintura e ancas vão ter que aliar uma alimentação saudável, praticar exercício físico e beber cerca de 2 litros de água por dia.

 Deixo aqui a minha receita preferida do sumo verde:

 - 1 chávena de espinafres
 - 1/2 pepino
 - 2 rodelas de abacaxi
 - 1 banana
 - 4 folhas de hortelã
 - 1 colher de chá sementes chia
 - 200ml chá verde frio



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover