sábado, 26 de abril de 2014

Queres dormir? Querias!

Tinha tudo para ser uma noite de descanso formidável. O meu corpo estava a pedir descanso e o plano era dormir até tarde (atenção que para mim 10h30 já é considerado tarde). Tenho um relógio dentro de mim e não é o biológico, ainda. É um despertador muito eficiente que me acorda todo o santo dia como se eu fosse trabalhar todos os dias. Curioso é que em dias de semana acordo às 07h30 e ao fim-semana 07h e a pestana está mais do que aberta. Não sei se será uma característica da idade começar a avançar ou se tenho um despertador interior super inteligente que me acorda todos dias a esta hora porque eu quero fazer sempre imensas coisas. Ou será que está farto que eu reclame na hora de me deitar que não fiz metade do que queria fazer? Deve ser castigo.



terça-feira, 22 de abril de 2014

Água Detox de morango,menta e limão


  Há objectos que nos fazem despertar o "amor à primeira vista". Se forem como eu não é preciso muito para ficarem encantados. Pois bem, quando me mostraram uma fotografia deste dispensador fiquei de queixo caído. E quando vi que era de uma loja que gosto muito e bem perto de mim mais contente fiquei. (É favor visitar a página da Mãos na Massa, tem coisas lindas e workshops maravilhosos de cake design!)
 Comecei logo a imaginar este menino cheio de sangria, caipirinha e companhia. Mas a sugestão que hoje trago é muito mais saudável, oh se é. Ele é giro vazio e cheio apenas com água mas decidi dar-lhe mais cor e sabor. Fiz uma água detox de morango, menta e limão porque de vez em quando o nosso organismo precisa de uma limpeza com todos os erros que cometemos. Esta água pode ser feita para se beber na hora mas aconselho a deixar repousar no frigorífico para que refresque e os sabores se fundam na perfeição.
 E porque escolhi eu estes ingredientes? Em primeiro lugar o morango, como todos os frutos vermelhos, é rico em anti-oxidantes e estes pequeninos fazem milagres pelo nosso organismo. O limão é um poderoso aliado para o nosso sistema imunitário e ajuda na limpeza. Para deixar um sabor fresco decidi colocar umas folhas de hortelã pois não tinha menta.

 Ingredientes:

 - 2 litros de água
 - limão cortados às rodelas (eu usei 2 mas depende do gosto que querem dar)
 - 200 gramas de morangos (pode misturar outros frutos vermelhos)
 - hortelã-pimenta ou menta

 Deitar tudo no dispensador, mexer alguns minutos e deixar no frigorífico a refrescar.


There are objects that make us feel the love at first sight. If you're like me it doesn't take much to be happy. Well, when I saw a picture of this dispenser I was immediately in love and when I saw it was a store that I really like and right near me more happy I was. (Please visit the page of Mãos na Massa, have beautiful things and wonderful workshops about cake design!)
I started to imagine this dispenser filled with sangria, caipirinha and company. But the suggestion that I bring today is much healthier, oh it is. I made a detox water of Strawberry, mint and lemon because once in a while our body needs a cleanup for all the mistakes we made. This water can be made to drink at the time but I suggest to let cool in the refrigerator so that the flavors merged to perfection.
And why I chose these ingredients? Firstly the strawberry, as all red fruits, is rich in anti-oxidants and these make miracles for our organism. The lemon is a powerful ally to our immune system and helps clean. To leave a fresh taste decided to put some mint leaves.

Ingredients:

-2 liters of water
-lemon cut into slices (I used 2 but depends on your taste who want to give)
-200 grams of strawberries (can mix other red fruit)
-Peppermint or Mint

Throw it all in the dispenser, mix the ingredients with a spoon and put in the fridge to cool.





segunda-feira, 21 de abril de 2014

O melhor pão-de-ló do Mundo

  Sempre gostei de cozinhar, principalmente bolos. Regra geral safo-me sempre muito bem mas havia um tipo de bolo que me atrofiava os nervos e me fazia pensar que não era assim tão boa na cozinha. Pão-de-ló. Com três palavrinhas apenas eu ficava logo aterrorizada e depois de fracassar umas 10 vezes fiquei desmotivada. Só comparo o fracasso do pão-de-ló com as flores e sei que a nossa relação é fatal. As flores acabam sempre por morrer e o pão-de-ló por sair uma valente porcaria.
 No outro dia alguém me disse que devemos sempre tentar mesmo o que nos pareça impossível. Com trabalho tudo se consegue, demora o seu tempo mas a recompensa é bastante satisfatória. Jamais me imagino a ser derrotada por um pão-de-ló e por isso arregacei as mangas e vamos embora.
 Percebi que a rapidez é inimiga da perfeição e aprendi com todos os meus erros anteriores que este bolo requer muita paciência.

 Existe um truque para a receita correr bem: bater os ovos e o açúcar cerca de 15 minutos. Parece muito tempo não é? É mesmo assim que a receita resulta. Foram 15 longos minutos em que pensei que a minha batedeira velhinha não ia aguentar e se ia desmembrar. Manteve-se firme e fez o seu trabalho com distinção. O resultado? O melhor pão-de-ló do Mundo.

 Dei o meu toque pessoal com uma calda de frutos vermelhos e o resultado foi arrebatador.

 Ingredientes

 Bolo:

 4 ovos inteiros
 8 gemas
 150 gramas de açúcar
 80 gramas de farinha com fermento

 Calda de frutos vermelhos:

 120ml de água
 60 gramas de açucar
 150 gramas de frutos vermelhos que mais goste
 25 gramas de manteiga


 Preparação

 Aqueça o forno a 200º. Forre uma forma redonda sem buraco com papel vegetal.
 Bata os ovos, as gemas e o açúcar entre 15 a 20 minutos, até obter um creme fofo. Peneire a farinha e envolva bem com a ajuda de uma colher de pau. Deite a massa na forma e leve ao forno por 15 minutos.
 Quando começar a ver a parte de cima dourada coloque folha de alumínio para evitar que queime.

 Calda: Coloque um tacho ao lume com a água e o açúcar. Deixe ferver até formar o ponto de estrada. De seguida adicione a fruta e deixe apurar um pouco. Por fim junte a manteiga para que a calda fique mais brilhante.


 I always liked to cook , especially cakes . Usually the result is positive but there was a kind of cake that stunted my nerves and made ​​me think that i´m not so good in the kitchen . Sponge cake . With two little words I was just terrified and soon after failing about 10 times I was disheartened . Just compare the failure of sponge cake with flowers and know that our relationship is fatal . The flowers eventually die and sponge cake for being worse than I imagined . Portuguese sponge cake is different and the interior is moistened.
 Other day someone told me that we should always try even what seems impossible to us. With work and dedication you can do it all. I would never imagine being beaten by a sponge cake and I try just on more time.
 I realized that speed is the enemy of perfection and have learned from all my previous mistakes. This cake requires a lot of patience .

 Is there a trick: beat eggs and sugar about 15 minutes. It seems a long time isn´t it? I thought that my old mixer would not stand and would dismember. The result ? The best sponge cake in the world.

 I gave my personal touch with a red fruit syrup and the result was ripping.


 Ingredients 

  Cake: 

  4 whole eggs 
  8 egg yolks 
  150 grams of sugar 
   80 grams of cake flour 

  Red fruit syrup

  120ml water 
  60 grams of sugar 
  150 grams of red fruits 
  25 grams of butter 


  Preparation 

  Heat oven to 200 º. Line a round cake pan with baking paper. 
  Beat eggs, egg yolks and sugar for 15 to 20 minutes, until create a fluffy mixture. Sift the flour and mix well with the help of a spoon. Place dough in cake pan and bake for 15 minutes. 
  After 8 minutes put up aluminum foil to prevent burning. 

  Syrup: Place a pan on the flame with water and sugar. Simmer 5 minutes. Then add the fruit and cook more 5 minutes. Finally add the butter for a brighter syrup. Hope you like it! :)















A banca está montada

Já repararam que eu montei a banca na página da Rosa Chiclet? Agora é aquele momento em que se redimem e vão até lá, boa?
 Eu já tinha avisado que iria colocar algumas peças de vestuário à venda porque já não uso. Reuni um conjunto de peças (entre elas algumas que me custaram os olhos da cara) que algum dia adorei. Outras continuo a adorar mas os meus pés já não me permitem andar em cima de andaimes tão altos. A velhice tem destas coisas e temos que as aceitar.
 Estas primeiras peças que escolhi são as peças de elite, ou seja, são peças mais caras porque também foram mais caras e estão mesmo impecáveis. Não é em qualquer banca que encontram sandálias jeffrey campbell ou malas da Stela Rittwagen por isso têm mesmo que dar um saltinho até à página e ver as coisas giras que por lá se vendem. As fotografias encontram-se neste álbum.


sexta-feira, 18 de abril de 2014

E por falar em Páscoa..

...tenho que confessar que não é a minha época festiva preferida e está muito longe disso. Posso até dizer que está empatada com o Carnaval. Há muito tempo que não como carne de borrego e não suporto sequer o cheiro. Sou aquilo que se pode chamar de "nariz de perdigueiro" e detecto a léguas se alguém está a cozinha borrego. Adiante..
  No que toca a amêndoas também não sou grande apreciadora, à excepção das torradas. Visto que já sou um pouco crescida para receber ovos Kinder trocava um pacote de amêndoas por qualquer uma destas bombas calóricas. Têm para a troca?

 




quarta-feira, 9 de abril de 2014

My closet

  Como vocês sabem, ou pelo menos já devem ter percebido ao longo dos últimos meses, a tendência deste blog é alargar os temas para além do mundo dos Crafts. Os crafts foram o pontapé de saída para a criação deste blog mas não vejo necessidade de criar um novo blog quando já tenho este.

  Queria saber a vossa opinião para mais uma dinamização do blog. Desta vez tive uma ideia enquanto olhava para o meu roupeiro. Se existem peças que eu já não uso porque não servem ou porque simplesmente deixei de gostar, não vejo razão para que as mesmas continuem a ocupar espaço. Pensei então em selecionar algumas peças (em ótimo estado, claro está) e vender através do blog e/ou página.
 Toda a minha roupa, incluindo aquela que ao fim de algum tempo dou a instituições, se encontra em perfeitas condições. Nada de buracos, falta de botões, etc.

 Essas peças poderiam ser blusas, casacos, malas, bijuteria e algum calçado também. O que me dizem desta ideia? Devo avançar?

 Fico a aguardar que me enviem os vossos comentários!


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pratique o Sawabona e seja mais feliz

 Existem histórias que nos deixam a pensar e fazem com que nos questionemos acerca dos valores da sociedade onde estamos inseridos. Uma sociedade que é tão desenvolvida e humana. Será?

 Esta história apareceu-me no mural do Facebook e confesso que fiquei arrepiada quando li.

 SAWABONA

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.
Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".

Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é:
"Então, eu existo pra você"

E eu pergunto, tal como me perguntaram a mim: Serão eles os selvagens?

 Seria a nossa sociedade capaz de adotar este gesto? Infelizmente julgo que não. Ao cometer um erro todas as pessoas nos atacam e cantam bem alto no pedestal como se fossem donas de uma moral inquestionável. Cospem para o ar esquecendo-se que têm telhados de vidro. Apontam o dedo e dizem "ah eu avisei-te, é bem feita!". Infelizmente é este o comportamento mais adotado pelo ser humano. Esta tribo, ao invés de crucificar e martirizar pelo erros cometidos, invoca os melhores atos da pessoa para que esta entenda qual o caminho a seguir. Isto é ser selvagem?

 Ainda bem que podemos ter conhecimento destes factos para que também nós possamos seguir um caminho de tolerância e flexibilidade com os erros dos outros. Errar é humano, é bem verdade, e só assim conseguimos perceber que os erros não são tempo perdido mas sim lições aprendidas. São esses erros que nos ensinam qual o caminho que devemos seguir para nos tornarmos melhores pessoas e quais as pessoas que devemos evitar para que não voltemos para caminhos perigosos. Esta tribo acredita no bom fundo das pessoas que dela fazem parte. Isto é de pessoas selvagens?

 Se um pessoa erra constantemente é vista como um inútil e chegam a ser considerados casos perdidos. Esta tribo assume que os erros são praticados como um grito de socorro, de fragilidade e por isso a sua função é ajudar e erguer a pessoa, não deitam abaixo. Isto é um ato selvagem?

 Selvagens somos nós que não toleramos erros e exigimos tanto dos outros. Exigimos tanto que esquecemos de nos exigir a nós próprios, esquecemos que o "bem te avisei" não apaga erros cometidos. 

Para todos vocês: Sawabona shikoba!

 
 

domingo, 6 de abril de 2014

Sunday mood

 Sofá, filmes e comida - para mim este é o programa perfeito para um Domingo com sol escondido. Preciso recarregar as baterias para a semana que se aproxima e para isso reservo a tarde de Domingo. Outro aspecto positivo é que enquanto estou distraída com os enredos dos filmes não deprimo com o facto de estar mais perto da Segunda-Feira.
 Ainda tenho esperança que a minha relação com o primeiro dia da semana mude drasticamente mas não sei se será possível. Por outro lado, gostava que a minha relação com a comida-que-sabe-incrivelmente-bem-mas-contribui-fortemente-para-celulite-e-coxas-largas não desse resultado. Mas enquanto isso não é possível e a minha genética me permite enfardar como se não houvesse amanhã eu aproveito!
 Um dos meus petiscos preferidos para uma tarde de cinema são os Nachos. Já viciei muitas pessoas nesta iguaria mexicana que depois de provarem não quiseram outra coisa.

 Como gosto muito de vocês deixo-vos aqui a receita e espero que gostem tanto quanto eu!

 NACHOS

 Ingredientes:

 - 1 embalagem de nachos (tipo Doritos mas sem sabor)
 - 1 frasco de molho de chili
 - 1 embalagem de queijo ralado (mistura de 3 queijos fica perfeito)

 Aqueça o forno a 180º.
 Num tabuleiro de ir ao forno coloque os Nachos. De seguida, deite o molho de chili por cima e polvilhe com muito queijo ralado. Leve ao forno a gratinar durante 10 minutos e delicie-se!


sábado, 5 de abril de 2014

Viagem no Tempo

  Estava longe de imaginar que ia passar o fim de tarde num mercado medieval. Mas os figurantes e a música chamou a minha atenção. Isso e as canecas de cerveja artesanal..mas já lá vamos.
  Por norma não costumo meter-me por caminhos apertados, isto é, onde vejo muita gente eu costumo fugir a sete pés. Mas o ambiente era giro e diferente. As cores, os figurantes, os jogos e os vendedores fizeram de uma praça da cidade de Évora um enorme teatro ao ar livre com barraquinhas de tudo o que podem imagina. Desde consultas de Tarot, sabonetes de ingredientes naturais, especiariais, chás para todos os males, e até os crepes medievais que eram feitos em grandes sertãs de ferro e à maneira antiga. 
 A barraquinha eleita foi a "Irmandade da Cerveja". Sim, é mesmo isso que estão a pensar. Vários tipos de cervejas artesanais servidas em canecas à moda medieval. Foi uma curta viagem no Tempo que valeu a pena. Por isso deixo esta sugestão para um Domingo diferente. É um mercado pequeno mas muito divertido para miúdos e graúdos e aproveitam para visitar a linda cidade de Évora. Podem consultar o programa aqui.







quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em Abril, flores mil!

 Nunca gostei muito de padrões florais. Mas, como eu costumo dizer, temos que aprender a olhar de uma maneira diferente. Comecei a gostar quando me iniciei no mundo dos Crafts. Todos os tecidos com flores mimosas me enchem os olhos e tenho uma vasta coleção com este padrão. A minha avó tem uma paixão assolapada por flores e tem amostras das mais bonitas. Passou-me esse bichinho mas não me conseguiu passar a maneira correcta de as tratar. Sou aquilo que se pode chamar de "mata flores". Por isso evitem a todo o custo oferecer-me flores dentro de vasos que obriguem a uma rotina diária de rega, arrancar flores secas e etc. É morte na certa.

 Se há coisa que eu adoro é ver os campos do meu Alentejo salpicados de cor nesta época. Exagero ou não, o que é certo é que até com flores eu sonho.

 Por isso, se me quiserem deixar feliz, ofereçam-me uma réplica de qualquer ramo das imagens em baixo. Sim? :)






quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fundos para o telemóvel

 Hoje deixo dois miminhos para quem quiser levar e partilhar. São dois fundos para o iPhone ou para outro modelo, com jeitinho cabe em qualquer ecrã. O primeiro é para animar os vossos dias primaveris de chuva. Lembrem-se sempre que os dias só são cinzentos se nós permitirmos. O segundo é super mimoso e serve para lembrar que todos os dias, todos os momentos contam e por isso todos eles são perfeitos para fazermos e, sobretudo, espalharmos a nossa felicidade.







terça-feira, 1 de abril de 2014

Bater à porta antes de entrar

   O tema de hoje é algo que afecta muitas pessoas, todas aquelas que gerem uma página diariamente e fazem os possíveis para que a mesma tenha um aspecto "clean".

Existem algumas coisas que me tiram verdadeiramente do sério. Quando criei a página da Rosa Chiclet não era tão tolerante com certas coisas mas com o decorrer do tempo acabei por me "adaptar" a certos comportamentos por parte de clientes e colegas artesãs. Se há coisa à qual ainda não me habituei de todo é ao facto de páginas publicarem e publicitarem na MINHA página. É feio, muito feio mesmo. Este é um trabalho como outro qualquer e merece todo o respeito. Podemos comparar com o acto de entrar no gabinete de outra pessoa e não bater à porta. O mesmo acontece com uma página no Facebook. A página da Rosa Chiclet foi criada para dar a conhecer o meu trabalho, para conhecer pessoas fantásticas e outras nem por isso, para mostrar um bocadinho de mim. Sei que existem páginas criadas com o propósito da divulgação de outras páginas e cobram dinheiro por isso. Eu não sou um mural de publicidade e mesmo quando tinha apenas 100 gosto na minha página (eu antes tinha perfil e abdiquei de 1000 e tal amigos nesse perfil para recomeçar um página nova e fresca) eu não andava a publicitar a página na página de ninguém. Cada vez que alguém partilhou esta página foi porque quis, foi um acto voluntário. Por isso, e lamento se vou ser mais bruta nas palavras, cada vez que partilharem a vossa página na minha eu simplesmente apago. Todas as páginas que partilho ou partilhei foi porque gostei do trabalho dessa pessoa ou das ideias partilhadas, não foi para parecer bem e muito menos para ganhar algo em troca. Por isso não partilhem mais páginas directamente no mural. Enviem uma mensagem ou um e-mail e eu visito com todo o gosto. Ajudei algumas páginas mesmo no ínicio de vida porque achei sinceramente que o trabalho era tão bom que devia ser visto por mais pessoas.


 Mais uma vez reforço a ideia para baterem à porta antes de entrar. O que quer isto dizer? Para enviarem uma mensagem com o vosso link mas nunca partilhem nada sem autorização dos gestores das páginas porque isso é muito feio e calha mal a quem está deste lado.



Pin It button on image hover