domingo, 27 de outubro de 2013

Linhas para costurar: qual escolher?

 Muitas vezes as minhas alunas perguntam-me qual o tipo de linha que devem usar para costurar. Também eu tinha esta dúvida quando comecei e só com o tempo fui aprendendo a conhecer os diversos tipos de linhas que há no mercado e qual a utilização que devemos dar a cada uma.
  Começo sempre por sugerir a linha de algodão. É uma linha de qualidade superior, sem dúvida alguma. Pode ser utilizada em tecidos de algodão ou fibras naturais e sem elasticidade.
 A opção mais utilizada é a linha de poliéster devido à relação qualidade/preço. Esta linha pode ser usada em tecidos sintéticos e tecidos com alguma elasticidade. Mas até nas linhas de poliéster há diferenças e algumas não prestam e partem com muita facilidade. As minhas linhas são quase todas de poliéster e compro sempre das bobines grandes ( acho que tenho linhas de costura até 2020). Para mim não compensa os carrinhos pequenos porque com duas utilizações acabo com eles.
 As linhas para as gangas e tecidos grossos têm uma espessura diferente. Em lojas especializadas há linhas para gangas e são normalmente de espessura 30. As linhas de algodão que uso para tecidos mais finos têm espessura 50 ou 40.
  A linha invisível foi uma das melhores ideias dos últimos tempos. É fantástica para coser em costuras invisíveis e para fazer aplicações em trabalhos.
  Aconselho sempre a ter uma linha de alinhavo. É uma linha de 100% algodão e é uma preciosa ajuda nas costuras grandes (toalhas de mesa, cortinas, lençóis,etc) e até mesmo nas baínhas de calças e saias.

 Há muitos tipos de linhas, para vários tecidos e utilizações. Por vezes é preferível gastar um pouco mais e comprar uma linha de qualidade do que comprar linhas que partam com facilidade enquando está a costurar e cuja costura comece a descoser com o passar do tempo.

 Espero ter ajudado a dissipar todas as vossas dúvidas relativamente a este tema! :)






 Ana

Pin It button on image hover